Teor de umidade

Este método de ensaio consiste na determinação do teor de umidade do bambu que deve acompanhar os ensaios físicos e mecânicos, por pesagem, da perda de massa de um corpo de prova por secagem até massa constante.


Aparelhagem

Para realização do ensaio é necessário a seguinte aparelhagem:

  • Balança com precisão de 0,01 gf;
  • Estufa;
  • Equipamentos para assegurar a retenção de umidade nas peças de ensaio, por exemplo, frascos com gargalos em vidro fosco e rolhas.

Preparação dos corpos de prova

O teor de umidade deve ser obtido após a realização dos ensaios físicos ou mecânicos dos corpos de prova de bambu, aos quais devem ser preparados imediatamente após cada ensaio para determinação do teor de umidade. O número de corpos de prova é igual ao número de corpos de prova usados no ensaio físico ou mecânico.

O corpo de prova deve ser prismático, com cerca de 25 mm de largura, 25 mm de comprimento e espessura igual à da parede do colmo. As amostras devem ser colhidas e armazenadas em condições que assegurem que o teor de umidade permaneça inalterado até a realizaçåo dos ensaios.


Procedimento

As amostras devem ser pesadas com precisão de 0,01 gf e, em seguida, secas em estufa a uma temperatura de (103 ± 2) ºC. Apôs 24 h, o peso deve ser registado em intervalos regulares não inferiores a 2 h. Deve-se evitar qualquer alteração no teor de umidade entre a remoção da estufa e as determinaçães subsequentes da massa. A secagem deve ser considerada completa quando a diferença entre duas pesagens sucessivas não for superior a 0,01 g.


Cálculo e expressão dos resultados

O teor de umidade (U) de cada corpo de prova deve ser calculado como a perda de massa, expressa em percentagem da massa seca em estufa, de acordo com a seguinte equação:

equação: teor de umidade

Onde, m é a massa do corpo de prova, antes da secagem em estufa, com precisão de 0,01 g; mo é a massa do corpo de prova depois da secagem, com precisão de 0,01 g. A média aritmética dos resultados, com precisão de 0,1%, deve ser considerada como o valor representativo do teor de umidade das peças ensaiadas.

Cálculadora de teor de umidade

Massa do corpo de prova antes da secagem em estufa:

Massa do corpo de prova depois da secagem em estufa:

A seguir um exemplo de cálculo para o teor de umidade utilizando valores hipotéticos:

	
			exemplo: teor de umidade
	

Relatório de ensaio

O resultado deve ser mencionado no relatório de ensaio como descrito na seção de métodos de ensaios 👆