Retração

Homem serrando Bambu

Este método de ensaio consiste na determinação da retração (diminuição de dimensões) do diâmetro externo, da espessura da parede e do comprimento longitudinal de partes representativas do colmo de bambu, quando ele passa do teor de umidade de equilíbrio com a atmosfera para a condição de seco em estufa. Mede-se a variação de dimensões que ocorre no corpo de prova após secagem natural e condição seco em estufa.


Aparelhagem

Para realização do ensaio é necessário um paquímetro com precisão de 0,1 mm.


Preparação dos corpos de prova

Os corpos de prova devem ser preparados a partir de entrenós dos colmos de bambu, com comprimento de 100 mm. Caso a distância intermodal seja inferior a este valor, adotar o comprimento possível de ser obtido.


Procedimento

A retração deve ser observada no diâmetro externo (D), na espessura de parede (t), e também no comprimento (L) do corpo de prova. Marcações adequadas devem ser feitas no corpo de prova, a fim de facilitar medição sempre no mesmo local.

Em cada amostra, quatro diâmetros (dois em cada extremidade), oito espessuras (quatro em cada extremidade) e dois comprimentos devem ser medidos, obtendo-se a leitura média inicia L1. A amostra deve ser deixada para secar lentamente até atingir a umidade de equilíbrio com o ambiente.

As massas e dimensões das amostras devem ser registradas regularmente, até que as dimensões fiquem constantes ou um ciclo de tempo completo termine. Em seguida, devem ser colocadas em estufa à temperatura de (103±2) ºC, de modo que se tornem completamente secas (procedimento descrito no ensaio teor de unidade) 👆, obtendo-se suas dimensões L2.


Cálculo e expressão dos resultados

A retração (R) em porcentagem da condição de equilíbrio com a atmosfera para a condição seca em estufa, com uma casa decimal, é dada por:

equação: retração

Onde, L1 é a média da leitura inicial, feita com o corpo de prova na umidade de equilíbrio com o ambiente; L2 é a média da leitura final, feita após secagem em estufa.

Cálculadora de retração

Média da leitura inicial feita com o corpo de prova na umidade de equilíbrio com o ambiente:

Média da leitura final feita após secagem em estufa:

A seguir um exemplo de cálculo para retração do corpo de prova utilizando valores hipotéticos:

	
		exemplo: retração
	

Relatório de ensaio

O relatório deve seguir as mesmas orientações descritas na seção de métodos de ensaio 👆 e devem conter as dimensöes iniciais e finais, o teor de umidade de equilíbrio e uma descrição dos defeitos desenvolvidos na amostra durante o encolhimento, bem como expressão dos resultados.