Conteúdo
Apresentamos os métodos de ensaios e informações para determinação das propriedades físico-mecânicas dos bambus previstas na NBR 16828-2.
Apresentamos os métodos de ensaios e informações para determinação das propriedades físico-mecânicas dos bambus previstas na NBR 16828-2.
Resistência ao cisalhamentoResistência à compressãoResistência à traçãoResistência à flexão
Teor de umidadeMassa volumétricaRetração
Para otimização dos resultados obtidos disponibilizamos ao fim de cada metodologia de ensaio uma calculadora automática para cálculo das variáveis obtidas.
Premissas para manipulação e preparo do bambo para realização de ensaios físicos e mecânicos.
Este método determina o teor de umidade que deve acompanhar os ensaios físicos e mecânicos do bambu.
Este método consiste na determinação da massa por unidade de volume da parede do colmo de bambu, que depende do teor de umidade do colmo.
Este método determina a retração do colmo de bambu quando ele passa do teor de umidade de equilíbrio com a atmosfera para a condição de seco em estufa.
Este método consiste na obtenção da resistência e módulo de elasticidade à compressão paralela às fibras em corpos de prova de colmos de bambu.
Este método consiste na flexão dos colmos de bambu para verificação do seu comportamento e obtenção da resistência e módulo de elasticidade à flexão.
Este método consiste na obtenção da resistência ao cisalhamento paralelo às fibras mediante deslocamento relativo entre as partes do corpo de prova.
Este método consiste na determinação da resistência à tração paralela às fibras em corpos de prova retirados de partes do colmo de bambu.